-A A +A
Laboratório Multiusuário de Análises Biomoleculares

Normas de Acesso

As normas de utilização do LABIOM têm por finalidade:

  • O zelo pelo patrimônio público
  • O uso racional dos recursos
  • A eficiência do serviço
  • O interesse da coletividade

Agendamentos

Após o aceite do Cadastro pela equipe do LABIOM, o usuário poderá enviar uma solicitação de agendamento, exclusivamente pelo e-mail labiomufes [at] gmail.com. A equipe tem um prazo de 48 horas (dias úteis) para responder a solicitação. Os agendamentos seguem a ordem de recebimento das solicitações e as reservas constam na Agenda, disponível para consulta pelos usuários.

O LABIOM funciona nos dias úteis, das 7:00 às 19:00. Os experimentos devem finalizar até às 18h30min.

O tempo de utilização dos equipamentos será distribuído da seguinte forma: 75% para projetos da UFES ou convênios desta com outras instituições, 20% para prestação de serviços e 5% para manutenção dos equipamentos e capacitação técnica.

A reserva do equipamento é feita exclusivamente para o usuário que solicita o agendamento. Outros usuários deverão formalizar o agendamento individualmente, pois quem efetivamente utiliza o aparelho responsabiliza-se pela sua adequada utilização, também devendo estar regularmente cadastrado no LABIOM. Em caso de desistência, a ocupação do equipamento por outro usuário é determinada pela equipe do LABIOM, em observância à ordem de recebimento das solicitações de agendamento. Desse modo, a substituição de usuários não é definida automaticamente pelo usuário desistente.

Em caso de atraso superior a 30 minutos ou de impossibilidade de comparecimento do usuário no horário agendado, é de responsabilidade do usuário a comunicação, a tempo, ao LABIOM, pessoalmente ou por e-mail. Esse procedimento é essencial para que o equipamento torne-se liberado para outro usuário e para o uso racional de energia elétrica, materiais e/ou reagentes necessários para a estabilização do equipamento. Três atrasos ou ausências sucessivas sem comunicação poderão incorrer na suspensão temporária da disponibilização do equipamento para o usuário.

É de responsabilidade do usuário a viabilização dos materiais de consumo necessários ao experimento, conforme as especificações necessárias para cada caso. Havendo disponibilidade, o LABIOM poderá fornecê-los.

Utilização do laboratório

O usuário deverá zelar pelo bom funcionamento do laboratório e dos equipamentos, de acordo com as orientações seguintes:

  • Usar o EPI recomendado.
  • Relatar à equipe do LABIOM qualquer problema ou anormalidade. Em caso de inexperiência em operar o equipamento, o usuário deverá comunicar às responsáveis técnicas do LABIOM, que fornecerão o treinamento.
  • Trazer as amostras processadas ao laboratório. O usuário é responsável pela manipulação das suas amostras e reagentes, bem como pela geração e descarte dos resíduos, devendo conhecer e seguir as normas de biossegurança. Ainda, deverá informar aos demais usuários que estiverem no laboratório, assim como aos membros da equipe técnica presentes, quaisquer situações de risco, como o manuseio ou a geração de substâncias tóxicas voláteis, cancerígenas etc.
  • Ao término dos experimentos, efetuar o registro do período de utilização do equipamento, no Caderno de Registro, informar à responsável técnica e limpar a área utilizada, deixando o laboratório e suas instalações nas mesmas condições que encontrou ao iniciar suas atividades.  

Recomendamos que o usuário leve consigo os arquivos dos resultados no mesmo dia da sua obtenção. Não nos responsabilizamos pelo armazenamento de arquivos antigos salvos nos computadores dos equipamentos, pois periodicamente são realizadas limpezas nos sistemas de arquivos, a fim de manter o bom funcionamento dos computadores.

Publicações científicas

Os usuários e seus orientadores devem citar o LABIOM em toda produção técnico-científica (teses, dissertações, artigos, resumos) resultante do desenvolvimento do projeto de pesquisa e enviar a referência bibliográfica para o diretor científico ou para as responsáveis técnicas do LABIOM, conforme acordado no Termo de Compromisso. 

Consulte as recomendações em Citação.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe | Vitória - ES, Brasil | CEP 29043-900