Laboratório Multiusuário de Análises Biomoleculares

Normas de utilização do HPLC com detector ultravioleta, fluorescência e índice de refração

  • Pré-requisitos para utilização:

1. Cadastro submetido ao LABIOM em nome do usuário que irá utilizar o equipamento

2. Aprovação do cadastro pela equipe técnica

  • Agendamento

Após o envio e a aprovação do cadastro pela equipe técnica, o usuário deverá enviar um e-mail de solicitação de agendamento do equipamento.

Diante da grande demanda de agendamentos desse equipamento, após o envio da solicitação de agendamento, o usuário poderá entrar em uma lista de espera de utilização do HPLC, conforme a ordem de datas de solicitação de agendamento, disponível em http://labiom.ufes.br/fila-de-utilizacao-nos-hplcs-sob-reserva

As datas informadas na Lista de Espera poderão sofrer alterações (antecipações e postergações) nos casos: a) desistência de usuários b) conclusão da reserva antes do prazo programado c) postergação do prazo de agendamento, a critério do LABIOM, em caso de indisponibilidade momentânea do equipamento com concomitante geração de prejuízo ao usuário d) casos fortuitos ou força maior. É de responsabilidade do usuário o acompanhamento das alterações em http://labiom.ufes.br/fila-de-utilizacao-nos-hplcs-sob-reserva

  • Chamada para utilização do equipamento

Quando chegar a vez do usuário na lista de espera, o LABIOM comunicará ao usuário, no endereço de e-mail referido no cadastro, que deverá confirmar, em até 7 dias do envio do e-mail, o seu interesse na execução do protocolo na data reservada ou se prefere postergar o agendamento, dando a vez para o próximo usuário da fila. Findo o prazo referido sem resposta do usuário, o LABIOM retirará o nome do usuário da fila e chamará o próximo.

Ao ser chamado para iniciar a utilização do equipamento, o usuário deverá enviar, ao e-mail do LABIOM, um planejamento de todos os dias e horários que efetivamente estará disponível para comparecer ao LABIOM para execução e acompanhamento do projeto, durante o período de utilização de equipamento reservado para ele.

É de responsabilidade do usuário e o seu orientador a viabilização dos materiais de consumo necessários ao experimento, conforme as especificações necessárias para cada caso, incluindo a coluna de HPLC. Havendo disponibilidade, o LABIOM poderá fornecê-los.

  • Utilização do equipamento

Cada usuário terá 30 dias úteis para utilização do equipamento, não prorrogáveis. A indisponibilidade do equipamento em casos fortuitos ou força maior e que gerem prejuízo ao usuário incorrerá, a critério do LABIOM, na extensão do prazo de agendamento.

Em caso de atraso superior a 30 minutos ou de impossibilidade de comparecimento do usuário no horário disponibilizado no seu planejamento, é de responsabilidade do usuário a comunicação, a tempo, ao LABIOM, pessoalmente ou por e-mail. Esse procedimento é essencial para o uso racional de energia elétrica, materiais e/ou reagentes necessários para a estabilização do equipamento. Três atrasos ou ausências sucessivas sem comunicação poderão incorrer na suspensão temporária da disponibilização do equipamento para o usuário e o próximo usuário da lista de espera poderá ser chamado para utilizar o equipamento.

  • Término da utilização do equipamento

Ao término da utilização do equipamento, o usuário deverá formalizar, ao e-mail do LABIOM, a finalização do protocolo.

É de responsabilidade do usuário a retirada do LABIOM e descarte adequado de fases móveis e demais soluções não utilizadas, bem como de sobras de amostras e soluções padrões.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105